Kona Electric e Nexo: emissão zero que despertam o prazer de dirigir

Hyundai investe em tecnologia para oferecer veículos com emissão zero que despertam o prazer de dirigir

Kona Electric e Nexo são dois utilitários que oferecem o que há de mais avançado em termos de propulsão, segurança e conforto, sem prejudicar o meio ambiente.


É consenso entre os especialistas que existirão vários tipos de motor para os automóveis no futuro, todos muito eficientes e desenvolvidos para atender às necessidades de cada mercado. Ciente disso, a Hyundai investe pesado no desenvolvimento de opções “limpas”, entre as quais se destacam os modelos movidos a eletricidade. Conheça dois exemplos – que já estão à venda no exterior.

Kona Electric: um compacto amigo do meio ambiente

Lançado no mercado americano no ano passado, o Kona Electric é um utilitário compacto que, como o nome indica, utiliza eletricidade em vez de gasolina para se locomover. Seu principal destaque, aliás, é a autonomia, que pode chegar a 413 km, dependendo do estilo de condução.

A Hyundai ainda garante que, apesar dessa eficiência, o motor do Kona Electric também consegue proporcionar ótimo desempenho que, combinado com a equilibrada estrutura do veículo, resulta em excelente dirigibilidade e agilidade. O torque instantâneo – característico dos veículos com propulsão elétrica – contribui para a sensação de esportividade a bordo.


Mas o melhor é que o Hyundai Kona Electric pode ter 80% de sua bateria recarregada em apenas 54 minutos (usando o carregador rápido). Com o equipamento doméstico convencional, a recarga é feita em pouco mais de nove horas, o que equivale a uma noite na garagem de casa. Vale lembrar ainda que o Kona possui sistema de regeneração de energia, por meio do qual ele aproveita as desacelerações e frenagens para gerar eletricidade para as baterias.

Além de “ambientalmente amigável”, o Hyundai Kona Electric é muito seguro e possui estrutura reforçada que combina leveza e resistência, assim como possui diversos sistemas de segurança ativa, com destaque para frenagem de emergência (uma câmera detecta uma colisão iminente e aciona automaticamente os freios), assistente de permanência em faixa (alerta o motorista se o veículo começar a sair da faixa de rolamento indevidamente), assistente de farol alto (ajusta as luzes para não ofuscar os demais motoristas), sensor de fadiga do condutor, monitor de ponto cego e alerta de tráfego na traseira (muito útil nas manobras de ré).

Nexo: um SUV que produz água limpa

O sistema de propulsão mais avançado do mundo, no momento, é utilizado no Hyundai Nexo, um SUV com estilo elegante e requintado (menos futurista que o do Kona), dotado de célula de combustível a hidrogênio.

Embora também conte com motor elétrico – capaz de entregar 163 cv e 40,2 kgfm – a diferença desse SUV é que ele apresenta cilindros de hidrogênio no lugar das baterias dos modelos 100% elétricos. A energia é obtida por meio de uma reação química do gás com o oxigênio da atmosfera que resulta em água limpa, em vez de gases poluentes. Ou seja, dá para dizer que, na prática, o Hyundai Nexo ajuda a limpar o ar.


Outra vantagem é o fato do Nexo não precisar ficar ligado a uma tomada durante horas para ser recarregado. Bastam alguns minutos para encher os cilindros de hidrogênio (que têm capacidade para 156,6 litros) em um posto de abastecimento para obter uma autonomia de até 608 quilômetros, segundo a Hyundai

O Nexo também utiliza diversos materiais naturais em sua construção, como tintas a base de óleo de soja e bioplástico extraído de cana de açúcar em vários componentes da cabine, por exemplo.

O show de tecnologia do Hyundai Nexo não se limita ao conjunto motriz. A segurança é garantida por diversos equipamentos sofisticados, como frenagem automática de emergência, assistente de permanência em faixa e detector de fadiga do motorista. Em termos de conveniência, o assistente de estacionamento remoto merece destaque, uma vez que permite ao veículo manobrar sozinho em vagas de estacionamento com o motorista fora do carro.

Com tanta tecnologia, os modelos Hyundai Kona Electric e Nexo ajudam não só o meio ambiente, pois contribuem para reduzir a quantidade de gases nocivos lançados na atmosfera, mas também com o bem-estar dos usuários desses veículos, na medida em que proporcionam condução mais segura e livre de estresse.




Voltar