Carros conectados: você conhece essa tendência? Veja os benefícios!


Com a Internet das Coisas, um mundo de possibilidades se abriu. Casas inteligentes, por exemplo, permitem que você as tranque ou ligue o ar-condicionado quando está fora delas via aplicativos de celular — assim, você tem mais segurança e ainda um ambiente fresco ao chegar, certo? É claro que, com os automóveis, esse cenário não é nada diferente. Até porque a revolução tecnológica está em todo lugar!

Os carros conectados são uma realidade por conta dos avanços digitais, principalmente com a Internet das Coisas, que permite que inúmeros itens que usamos em nosso dia a dia estejam conectados à rede mundial de computadores. Desse jeito, o mundo físico e o digital podem se tornar apenas um, trazendo mais praticidade e segurança. Ainda mais em tempos de pandemia, quando a tecnologia pode trazer ainda mais eficiência e praticidade ao nosso dia a dia.

Na verdade, quando a gente pensa em tecnologias dos carros do futuro, esses aspectos, em diversos momentos, já se tornaram uma realidade. O fato é que o mercado automotivo está passando por uma enorme transformação, que tem mudado a forma como pessoas se relacionam com concessionárias e seus carros.

Entre essas transformações, podemos citar a tecnologia limpa, com carros elétricos, mais econômicos e sustentáveis; a conectividade, que nos permite conectar o smartphone ao sistema multimídia do veículo para que seja possível usufruir de músicas, vídeos e jogos, trazendo mais conforto a uma viagem; compartilhamento de dados, segurança e autonomia.

Não é à toa que o conceito de carros conectados tem chamado a atenção, pois trazem mais segurança e inúmeras outras vantagens. É sobre esse assunto que trazemos mais detalhes neste artigo, além, é claro, das inovações da Hyundai nesse aspecto. Acompanhe a leitura para entender mais!

O que são carros conectados?

Os carros conectados contam com sensores que permitem a comunicação do veículo com outras pessoas e serviços. Essa possibilidade existe justamente por conta da Internet das Coisas.

Um carro conectado conta com inúmeros recursos, como alertas de condução, diagnósticos do veículo, comando de funções remota via aplicativo, assistências aos passageiros através da comunicação com uma central de atendimento para tirar dúvidas ou fazer solicitações de assistências 24h, entre outros recursos que trazem mais segurança e agilidade quando se precisa.

Como funcionam os carros conectados?

Mas afinal, o que um carro conectado tem de diferente em relação a um carro convencional? Os carros conectados saem de fábrica com um chip embarcado (SIM Card) e um módulo de telemática, que é uma unidade eletrônica responsável pelas funções do carro conectado, possibilitando desta forma a comunicação entre carro, data center (servidores de armazenamento e processamento de dados), central de atendimento e aplicativo.

Quais são as vantagens dos carros conectados?

As vantagens de se ter um carro conectado vão muito além do conforto da conectividade para toda família ao pegar a estrada, por exemplo. Estamos falando em segurança, praticidade com geolocalização e muito mais. A seguir, apresentaremos esses pontos em detalhes!

Multimídia e entretenimento

Entenda agora quais as vantagens que um carro conectado traz nesse sentido!

Segurança
Tranquilidade na estrada e antifurto, veja os detalhes!

Imobilização
Muitos carros conectados saem de fábrica com rastreador, possibilitando que o usuário entre em contato com uma central de atendimento e solicite a imobilização do carro em caso de furto ou roubo do veículo.

Funções remotas
Além da imobilização, alguns comandos do carro podem ser acionados de maneira remota. Alguns exemplos são: ligar o ar-condicionado — para que você e sua família entrem em um ambiente com temperatura amena, ligar o motor, travar e destravar as portas, abrir e fechar as janelas, entre outros.

Emergências
O carro pode conectá-lo a uma equipe de atendimento que presta ajuda aos motoristas em casos de acidente, batidas, entre outras ocasiões.





Diagnósticos
A eficiência nas manutenções também é uma realidade. Veja só!

Manutenções
O sistema do seu carro pode fazer alertas via app sobre alguma manutenção necessária ou problemas com o próprio carro. Assim, você pode levá-lo a uma concessionária e resolver tudo sem dor de cabeça.

Seguros mais justos
Também será possível pagar um valor mais justo pelo seguro do carro, afinal, o mesmo conta com rastreador original de fábrica, permitindo que o cliente solicite o rastreamento e imobilização do veículo junto a uma central de atendimento em caso de roubo ou furto, garantindo assim, mais comodidade e segurança.





Geolocalização e assistência
Os carros conectados fazem você se sentir dirigindo como um co-piloto. Entenda melhor!

Tranquilidade no tráfego
Quantas vezes você não ficou preso em um trânsito devido a algum acidente e perdeu tempo na estrada? Agora, se o carro estiver conectado à navegação ou a algum sistema de mapeamento, você será notificado sobre acidentes, trânsito e com alternativas de caminhos melhores.

Essa orientação acontece em tempo real, dando propostas de desvios de ruas e rotas diferentes.

E quanto à inovação da Hyundai para carros conectados?



O Bluelink é a solução de carro conectado da Hyundai no mundo todo. A ideia nasceu na Coreia, em 2003, e chegou ao Brasil este ano, aproveitando o upgrade da telefonia móvel de 3G para 4G, com oferta gradual de 5G. Afinal, a qualidade e cobertura da rede móvel é condição básica para o funcionamento do carro conectado.

Para outros países, a tecnologia do Bluelink já é uma realidade, como, no caso dos Estados Unidos da América, que chegou em meados de 2011; na China, em 2012; Canadá, em 2017; e na Índia e Europa, a partir de 2019.


Para a Hyundai, "a tecnologia Hyundai Bluelink para veículos conectados tem uma gama de recursos para aprimorar experiências de condução dos clientes. Ele combina tecnologias automotivas e de tecnologia da informação inteligentes para fornecer maior conforto, segurança e comodidade para os motoristas".

Graças a dois botões no espelho retrovisor, o carro tem conexão imediata com duas centrais de atendimento, o que oferece diversas vantagens:

A “Central SOS Bluelink”, que ao pressionar o botão “SOS”, o carro liga para a central e o cliente pode solicitar assistência 24h, a qualquer momento e de qualquer lugar do Brasil;

Enquanto, a “Central de Atendimento Bluelink” permite que o usuário entre em contato para tirar dúvidas sobre o carro e o sistema Bluelink em si.

Vale dizer que o mais interessante sobre o Bluelink é a possibilidade de recuperação do automóvel em casos de roubo e a segurança. Afinal, você tem uma central de atendimento para prestar suporte sempre que precisar e ainda pode acessar diversas funções e informações do carro pelo app.

Outras vantagens que vale citar:
● partida remota do motor;
● controles remotos do carro para abrir portas e ligar o ar-condicionado;
● verificação do status do veículo;
● restrição de horário, na qual você recebe um alerta caso alguém esteja usando o carro em um momento que você não gostaria;


Um ponto interessante é que estamos trazendo essa tecnologia primeiro no HB20, um dos carros mais vendidos do Brasil, e considerado uma verdadeira paixão nacional, ajudando assim na democratização da tecnologia e internet das coisas no Brasil.

"Acreditamos que será amplamente aceito e com grande valor percebido. Sabemos que o uso da internet é amplamente difundido no Brasil, o que faz do Bluelink o primeiro passo para muitos que virão", reforça a Hyundai.

Carros autônomos: uma possibilidade?

Os carros conectados já são um passo interessante para os futuros veículos autônomos, ou seja, aqueles com tecnologia que permite que os automóveis andem sem intervenção humana. Para tanto, a rede 5G é um ponto que vai trazer ainda mais inovações nesse cenário, você sabia?

O fato é que carros conectados ao 5G serão a nova norma nos próximos anos. Com mais e mais veículos como esse pegando a estrada, a quantidade de dados a serem processados também aumentará. É quando a conectividade 5G brilhará com velocidades de internet ainda mais rápidas e com melhor cobertura.

Poderemos ver uma melhor transmissão de informações, como condições de tráfego e de estradas, ter agilidade no conhecimento de possíveis acidentes, limites de velocidade e muito mais. A boa notícia é que essa é uma novidade que não demora muito a chegar!

Carros conectados já são uma realidade na Hyundai, que dá um passo importante para trazer mais segurança, conforto e conectividade ao seu dia a dia. Com o Bluelink, agora é o seu carro que cuida de você.

Agora que você já sabe o quanto os carros conectados podem trazer de segurança e facilidade ao seu dia a dia, entre em contato com a gente e conheça as opções da Hyundai e do Bluelink para você!







Voltar